quarta-feira, 6 de maio de 2015

‘Casa das Coisas’ é lançado dia 23 no Sesc SJC, com bate-papo e autógrafos

Alcimar participa de bate-papo e realiza novo lançamento do seu livro
Foto: Guilherme Cursino
O psiquiatra, psicanalista e poeta Alcimar Alves de Souza Lima lança no dia 23 de maio, às 14h30, no Sesc São José dos Campos, seu primeiro livro de poemas, Casa das Coisas. A obra foi lançada inicialmente em São Paulo, no centro cultural Casa das Rosas, no dia 4 de março. Depois disso, Alcimar fez uma apresentação do seu trabalho no dia 11 de abril, durante o VIII Festival da Mantiqueira, realizado no distrito de São Francisco Xavier.

No Sesc São José dos Campos o autor vai falar sobre o ‘O exercício da literatura como reinvenção da vida’, tendo como pano de fundo a história da construção do seu livro. Além de convidados e familiares, o bate-papo terá a presença de idosos que frequentam a unidade, localizada na Vila Adyana, e será mediado pelo jornalista José Guilherme Rodrigues Ferreira. Ao final da conversa Alcimar participa de uma sessão de autógrafos.

Segundo o escritor, a experiência de poder falar para um público com a presença de muitos idosos é bem interessante. “Terei oportunidade de dividir com todos a minha experiência na literatura, primeiro como leitor e agora como escritor, e destacar o quanto isso é importante para que continuemos vivendo nossos sonhos e perseguindo nossos objetivos”, ressalta Alcimar.

Bate-papo e lançamento vão acontecer no auditório do Sesc
O autor

Alcimar de Souza Lima chegou a São José dos Campos no final da adolescência, juntamente com seus pais. Hoje está casado e é pai de três filhos. Sua atividade principal é de médico psiquiatra e psicanalista, com consultórios em São José e São Paulo, onde também ministra seminários no curso de Psicanálise, do Instituto Sedes Sapientiae.

É autor de dois livros específicos da sua área de atuação profissional: Pulsões – Uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto, publicado em 1996 pela Editora Vozes; e Acontecimento e Linguagem – Ensaios sobre Psicanálise e Complexidade, produzido pela Casa do Psicólogo em 2013. 

Alcimar explica que sua inspiração vem do cotidiano, “dos pequenos elementos e das coisas que, quando articuladas, pulsam poemas”. Para ele, literatura é um mergulho em outra dimensão do tempo e, por isso mesmo, combina muito com sua profissão. “Cada caso que eu atendo é um caso literário”, explica.

A obra

O livro Casa das Coisas é resultado de um bom tempo de produção poética e da condensação de muitos versos (curtos) escritos quase que diariamente, como forma, segundo o autor, de auto-organizar o seu inconsciente. Alcimar acredita que escrever poemas é a melhor forma das pessoas se aproximarem do seu inconsciente.


Todos os poemas do livro não têm títulos, começam com letras minúsculas e não têm ponto final. “Essas múltiplas possibilidades dos poemas se organizarem no momento da leitura, são o que remete o leitor às dimensões inconscientes”, diz o autor.

A obra foi publicada pela J.A.Cursino & Editores, de São José dos Campos, sob coordenação do editor Cristovão Cursino, com projeto gráfico desenvolvido pelo designer Magno Silveira, do Magno Stúdio. A obra estará à venda no Sesc no dia do evento e posteriormente pode ser encontrado na Livraria Maxsigma do Colinas Shopping e Vale Sul Shopping.

Sesc São José: Avenida Ademar de Barros, 999, Vila Adyana. 

Texto: Avelino Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário