domingo, 20 de setembro de 2015

Escola Como Desejo e Movimento propõe novos paradigmas para a educação

Esméria Rovai e Alcimar de Souza Lima durante
lançamento em São Paulo, no dia 16 de junho
O psiquiatra e psicanalista Alcimar Alves de Souza Lima e a educadora e doutora em psicologia da educação Esméria Rovai lançam dia 16 de outubro, às 18h30, na FAAP São José dos Campos, o livro Escola Como Desejo e Movimento. Na mesma noite eles realizam palestra com o tema Novos Paradigmas para a Educação. 

O evento é aberto ao público e tem vagas limitadas. É necessário confirmar a presença pelo telefone 3207-0848. A realização é da JACursino & Editores, com apoio da GVive - Associação dos Ex-alunos e Amigos do Vocacional e da FAAP São José dos Campos.

Proposta

Pode a escola pública ser hoje, diante da complexidade da vida, uma escola de qualidade? Pode ser escola em movimento que encanta e cria o desejo de aprender? Os autores apostam que sim. Eles explicam que escreveram a obra a partir de suas vivências nos Ginásios Vocacionais que existiram na década de 60 na capital paulista e em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo. Esméria Rovai foi professora de Alcimar Alves.

A obra traz uma releitura da proposta educacional dos Ginásios Vocacionais, com duplo objetivo: apontar os equívocos da ditadura ao extinguir a iniciativa e destacar as potências de desdobramento dessa proposta pedagógica para os dias atuais. "Ela soube captar os embriões da grande transformação paradigmática que estava contida no devir dos 60 e adentra o século XXI", explica Alcimar de Souza Lima.

Origem

Os Ginásios Vocacionais foram uma inovadora experiência educacional brasileira de ensino público, que ocorreu no Estado de São Paulo de 1962 a 1969, nas cidades de São Paulo, Americana, Batatais, Barretos, Rio Claro e São Caetano. Eles surgiram a partir do Serviço do Ensino Vocacional (SEV), criado por lei estadual em 1961, no governo Carvalho Pinto, pelas mãos do então secretário de Educação Luciano V. Carvalho.

Em oito anos de existência, nove secretários ocuparam a pasta da Secretaria de Educação e nenhum deles veio com a mesma ideia do primeiro. E apesar dos anos de muitas lutas pela sobrevivência dessa proposta pedagógica, a ligação com o sistema educacional mais amplo mostrava-se cada vez mais difícil e piorou com o surgimento da ditadura e a instituição do AI-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário